Ex-assessor relata ameaças de grupo ligado a Damião após sumiço de R$ 7,6 milhões, diz site

O desaparecimento de R$ 7,6 milhões em espécie que, segundo um ex-assessor, pertenciam ao ex-governador Edilson Damião resultou em uma denúncia de ameaças, coação e perda de patrimônio. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e é investigado pela Polícia Civil.

Segundo o relato, o ex-assessor encontrou um imóvel arrombado na Rua Almerindo dos Santos, em Boa Vista, em 8 de março de 2026. O local seria utilizado para guardar o dinheiro.

No dia seguinte, após comunicar o ocorrido ao ex-governador, ele afirma ter sido responsabilizado pelo desaparecimento dos valores e expulso do imóvel.

De acordo com o boletim, em 9 de março ele foi abordado por um segurança de Edilson Damião e pelo coronel da Polícia Militar Francisco das Chagas Lisboa Júnior. O militar teria determinado um prazo de 24 horas para que o dinheiro fosse recuperado.

O ex-assessor relata ainda que foi levado ao escritório do ex-governador e permaneceu por cerca de 40 minutos sob pressão de aproximadamente oito policiais para assumir o desaparecimento da quantia.

Ele afirma que sua esposa também foi coagida. O documento cita ainda a retirada do veículo do casal de uma revendedora e novas ameaças feitas por intermediários nos dias seguintes.

Em 13 de março, a mulher teria sido atraída para uma emboscada e teve o celular apreendido. O grupo também teria mencionado a existência de um pendrive com informações financeiras.

O casal afirma que foi obrigado a assinar, em 16 de março de 2026, documentos que resultaram na transferência de três propriedades rurais. A Polícia Civil investiga as denúncias.

Com informações do Metrópoles