Conheça filme premiado totalmente “made in Roraima”
Essa semana o Memória Macuxi celebra uma produção audiovisual totalmente “made in Roraima”. E aí, partiu entrar com a gente nessa memória?
A produção escolhida é o curta-metragem “Palasito”, do diretor Alex Pisano. Inspirado em obras de medalhões como John Carpenter e H.P Lovecraft, o filme conta a saga de um grupo de pesquisadores que, ao presenciarem a queda de um pequeno meteorito na região do Uiramutã, extremo norte de Roraima, travam um verdadeiro jogo de interesses pela posse do artefato celeste, que por sua vez, exerce curiosa influência sobre seus comportamentos.
O nome Palasito vem de um raríssimo meteorito de interior cristalizado (que na comunidade científica dependendo de seu tamanho pode chegar a um valor na casa de milhões de dólares). A obra tem a coprodução da Platô Filmes e foi filmada em novembro de 2019 (mas são mais de dez anos, desde o início dos primeiros esboços de argumento/roteiro/storyboard) e estava prevista para estrear no primeiro semestre de 2020. Porém, por conta da pandemia, o trabalho foi paralisado, sendo retomada em 2022 graças a recursos de incentivo à cultura pela Lei Aldir Blanc, foi finalizada e estreou dia 16 de dezembro de 2021 no Teatro Municipal de Boa Vista.
O curta foi selecionado para ser exibido no Festival Internacional The Lift-Off Sessions 2022, no Reino Unido. Além de ter ganho três prêmios no 5° Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. As categorias foram: melhor curta-metragem, melhor fotografia e melhor figurino.
Texto: Leandro de Sousa