Eleito pelo RJ, deputado bolsonarista Helio Lopes usa mais de R$ 18 mil da Câmara para viagens a Roraima de olho no Senado em 2026
Eleito pelo estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) utilizou dinheiro da Câmara para custear voos a Boa Vista, capital de Roraima. As idas ao destino, a mais de 3,4 mil quilômetros da capital fluminense, chamam a atenção não pela distância, mas pelo nome do parlamentar ser ventilado para disputar o Senado em 2026 por um estado da Região Norte.
A reportagem constatou que, entre 2023 e 2024, a Câmara emitiu 13 passagens aéreas, em nome do deputado Helio Lopes, que têm origem no Aeroporto Internacional de Brasília com destino ao de Boa Vista, em Roraima. Os bilhetes custaram mais de R$ 18 mil à Câmara.
A emissão das passagens foi custeada com recursos da cota parlamentar. O regimento interno da Câmara define que os gastos reembolsados devem ser exclusivamente vinculados ao exercício da atividade parlamentar.
Em nota, o gabinete de Helio Lopes afirmou que, conforme a Constituição Federal, os deputados federais “representam o povo brasileiro em sua totalidade, não estando restritos ao seu estado de origem”.
“Além disso, de acordo com o Ato da Mesa n° 43, que versa sobre as cotas parlamentares, todo parlamentar pode emitir passagens para qualquer unidade da federação, inclusive para o exterior, para o cumprimento das atividades legislativas”, destacou.
“O deputado esclarece, ainda, que como membro das comissões permanentes: de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Saúde, de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, de Esporte e da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, durante o período de 2023 e 2024, esteve em diversas capitais do país, assim como em Boa Vista, para participar de atividades relacionadas ao mandato parlamentar, conforme consta nos dados disponibilizados pela Câmara”, frisou.
Em uma ida a Roraima, em dezembro de 2023, Helio se reuniu na sede regional de Roraima do Partido Liberal com pré-candidatos.
“Foi um momento único, o deputado Helio explanou a experiência no parlamento brasileiro e sobre a força do partido em todos os estados”, destacou a sigla em postagem nas redes sociais.
Em entrevista a uma rádio de Boa Vista em março deste ano, Helio tratou da articulação do PL para as Eleições de 2024 e detalhou a aposta que o partido tem no Estado, diante da expressiva votação no segundo turno das eleições de 2022 — na ocasião Jair Bolsonaro (PL) garantiu mais de 76% dos votos válidos em Roraima.
“É o Estado mais conservador do Brasil. É o que acredita em Deus, pátria, família e liberdade”, disse.
Planos para 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro tem articulado aumentar o número de bolsonaristas e fortalecer as alianças no Senado Federal em 2026. O Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha, mostrou que Bolsonaro fez apelo a senadores aliados para que busquem a reeleição em 2026 em vez de se candidatar a governador, como forma de emparedar o Supremo Tribunal Federal (STF).
Com informações do Metrópoles