MORMAÇO 2024: maior festival multicultural de Roraima começa nesta sexta-feira; veja principais atrações
O Mormaço Cultural, maior festival multicultural de Roraima, começa nesta sexta-feira (30) com uma vasta programação de shows musicais, workshops, gastronomia, apresentação teatral, atividades interativas e atrações para as crianças. O evento ocorre no Parque do Rio Branco e Teatro Municipal de Boa Vista e terá 13 atrações nacionais e 30 artistas locais.
O Mormaçovai durar dez dias. A programação, totalmente gratuita, começa no Parque do Rio Branco, nesta sexta e sábado (1º), e se estende ao Teatro Municipal, até 8 de setembro. Nos dois primeiros dias, os palcos Sol e Lua recebem Nando Reis, Planta & Raiz, Hungria, Joelma, Roberta Miranda, Marina Sena, Ludmilla, Anavitória, Marcelo Falcão e Zeeba.
De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, o line-up do festival tem um trabalho técnico que envolve a composição de elementos e conceitos que passam por aspectos estéticos e de linguagem artística.
“Os fatores técnicos para um projeto como o Festival Mormaço partem de uma prerrogativa para que ele seja plural, diverso e possa proporcionar para a população experiências estéticas diferentes das que já são oferecidas pelo mercado privado e outros eventos realizados na cidade”, disse.
Experiências culturais e artísticas
O Mormaço também vai oferecer espaços “instagramáveis”, teatro de rua e intervenções artísticas, bem como diversas opções para quem vai curtir e aproveitar o festival. A 3ª edição do Mormaço Cultural ainda convida o público a explorar a arte urbana na Arena Hip Hop. Um octógono será montado para batalha de MCs e breaking. Além disso, terá a apresentação de esporte, exibições de skate e grafite ao vivo.
Espaço gastronômico
No espaço gastronômico do Festival Mormaço Cultural 2024, serão destinados 30 espaços de barraca do chef e seis para food trucks. O festival é plural e sua área de alimentação, com chefs e restaurantes locais, é uma das principais atrações do evento.
Como parte da programação oficial do Mormaço, o renomado chef nortista Thiago Castanho estará presente nas áreas para fazer um intercâmbio com os profissionais de gastronomia de Roraima. Ele ainda fará uma palestra para profissionais da cidade e participantes do festival.
Festival aquece economia e impulsiona negócios
Promovido desde 2022, o evento chega à sua terceira edição, beneficiando não apenas o público, mas também o comércio local
Além da diversão em poder assistir a shows gratuitos e conhecer ainda mais sobre a cultura do extremo Norte do país, o Festival Mormaço Cultural tem um papel importante em Boa Vista: movimentar a economia.
Desde a primeira edição, o Mormaço proporciona oportunidades de se inovar para fazer dinheiro. O período do evento é ótimo para inspirar a criatividade dos empreendedores na hora da produção de materiais para os negócios, afirma o presidente da Fetec, Dyego Monnzaho.
“O impacto econômico é enorme, pois o Mormaço une diversos tipos de profissionais com um objetivo em comum, que é lucrar com a cultura do nosso Estado. Desde músicos, atores, arte circense e dançarinos até o comércio e o turismo. O festival traz inovação e oferece importantes contribuições ao desenvolvimento de referências estéticas para Boa Vista”, ressaltou Dyego.
No mercado há 15 anos, o casal Antonia e Peter Hagnauer comanda uma agência de turismo em Manaus. A amazonense e o suíço trabalham divulgando os valores culturais da Amazônia para estrangeiros. Quando prestigiou o Mormaço em 2023, Antonia vislumbrou mais uma forma de chamar a atenção dos clientes para a Região Norte do Brasil.
“Nós usamos o festival para vender um pacote de viagem para seis pessoas. Todas ficaram muito interessadas, e essa é mais uma oportunidade de mostrar o tanto de coisa boa que temos na nossa região. Estamos sempre acompanhando os grupos em passeios e acabamos nos divertindo também. Os turistas estão se interessando cada vez mais e, para quem trabalha com isso, é gratificante”, contou.
‘Mormaçar’ com estilo é essencial
As viagens estão marcadas, mas para quem já mora em Boa Vista e está pensando no que vestir durante o festival, a ç. A ideia surgiu para agradar a clientela que já é fiel à loja e atrair ainda mais pessoas interessadas em garantir roupas estilosas. Até quem trabalha no local demonstra tanto interesse nas peças quanto os clientes.
“Todos os meses, pensamos em trazer algo novo para impactar a estética de Boa Vista. O Mormaço é um evento que traz muito público. Então, no mês de agosto, não poderia ser diferente. Já tem várias pessoas interessadas e até mesmo eu estou em dúvida para decidir o que vou usar no festival. Mas com certeza, vai ser uma das peças da coleção”, contou Amanda Almeida, consultora de vendas da loja.
Conheça a história dos palcos Sol e Lua
Os palcos se chamam Sol e Lua em alusão a uma lenda dos povos indígenas. Ela conta que existiam duas tribos que eram rivais há várias gerações. Certo dia, o filho do cacique de uma das tribos se apaixonou por uma moça da tribo rival e para escapar da pena de morte que seria dada a ele, o pai do rapaz recorreu a um pajé.
Então eles tomaram uma porção, o menino se transformou no Sol e a menina se transformou na Lua. Por isso, todos os dias o Sol cruzaria os céus para achar a moça que vive em forma de lua. Quando eles conseguem se encontrar e se abraçar, surge um eclipse.
O que pode e o que não pode levar para o festival
Para que o público consiga aproveitar os shows e as intervenções artísticas com o maior conforto possível até este domingo, a Prefeitura de Boa Vista libera a entrada de alguns alimentos e objetos. O evento também conta com uma lista de coisas que são e não são permitidas. Confira:
Pode:
Comidas e bebidas em embalagens descartáveis ou de plástico
Isopor, cooler ou qualquer utensílio para armazenagem, desde que seja para uso pessoal
Carregador portátil para celular e power bank
Óculos de sol
Garrafa plástica e copos reutilizáveis
Cadeiras/banquinhos
Canga
Mochila ou bolsa
Não pode:
Guarda-chuva
Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha)
Objetos pontiagudos
Fogos de artifício, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie
Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilícitas
Não é obrigatório, mas importante levar:
Identidade ou CNH: é sempre bom estar munido de um documento original com foto
Celular: essencial para se comunicar, principalmente na hora de se deslocar de um palco para o outro, além de servir para registrar momentos especiais e na hora de fazer comprinhas na feira gastronômica ou de produtos. (Não esqueça de marcar a tag #MormaçoCultural2024 ao postar nas redes sociais)
Protetor solar: É bem provável que você fique exposto ao sol durante o festival. Não deixe de colocar filtro solar na bolsa.
Segurança reforçada
O maior Festival Multicultural de Roraima terá reforço de segurança com mais de 393 agentes no Parque do Rio Branco. Famílias inteiras poderão curtir o evento com tranquilidade.
A Guarda Civil Municipal (GCM), a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, o Samu e empresas de segurança privada estarão em todo o perímetro do maior cartão-postal da cidade para assegurar a proteção e cuidado das pessoas.
O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes, explica que o local também contará com o apoio de câmeras de segurança que estarão estrategicamente posicionadas com as imagens sendo transmitidas em tempo real para a central de monitoramento.
“A tecnologia usada nesse serviço ajuda na prevenção de crimes e facilita a identificação de possíveis suspeitos”, afirmou Menezes.
Como fica o trânsito
As avenidas no entorno do Parque do Rio Branco estarão liberadas durante as três noites de evento no centro da cidade. As equipes da SMTRAN estarão no local para controlar e organizar o tráfego de veículos e pedestres.
Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), nos dias do Festival Mormaço Cultural, o transporte público coletivo vai atender a população até às 2h.
Mormacinho
Na Capital da Primeira Infância, os pequenos também têm prioridade no festival. A grande novidade é o Mormacinho, programado para este domingo especialmente para o público infantil. Terá apresentação da Galinha Pintadinha e Show da Luna e Beatles Para Crianças. Na programação, terá ainda Lucas Santos, ator da novela Carrossel, e shows dos artistas Miguel Ângelo e Vittória Seixas.
Espetáculo nacional no teatro
O Mormaço Cultural 2024 promete emocionar o público com grandes espetáculos teatrais que ocorrerão no Teatro Municipal de Boa Vista nos dias 3, 4, 6 e 8 de setembro. Um dos destaques é a peça “Eu de você”, estrelada pela atriz Denise Fraga. Serão dois dias de exibição: 3 e 4 de setembro, às 20h, na Sala Roraimeira. A peça é uma reflexão sensível e profunda sobre as complexidades das relações humanas.
Veja a programação:
Sexta-feira (30)
Palco Lua
19h – 19h50: Paraquedas
19h50 – 20h20: DJ Toniolli
20h20 – 21h30: Hungria
21h30 – 22h: DJ Toniolli
22h – 23h: Bloco do Mujica
23h – 23h30: DJ Toniolli
23h30 – 0h40: Joelma
Palco Sol
19h – 20h10: Marina Sena
20h10 – 20h40: DJ Larissa Meraki
20h40 – 21h30: Black Dhalia
21h30 – 22h: DJ Larissa Meraki
22h – 23h20: Marcelo Falcão
23h20 – 23h40: DJ Larissa Meraki
23h40 – 0h30: Ponto 3
0h30 – 1h: DJ Larissa Meraki
1h – 2h: Ride Blue
Sábado (31)
Palco Lua
18h – 19h20: Planta e Raiz
19h20 – 19h50: DJ Estrela
19h50 – 20h40: Geração Roots
20h40 – 21h10: DJ Estrela
21h10 – 22h: Anavitória
22h – 22h40: DJ Estrela
22h40 – 0h: Nando Reis
0h – 0h30: DJ Estrela
0h30 – 1h30: Lado B
Palco Sol
19h – 19h50: Mike e Banda Guy-Bras
19h50 – 20h20: DJ Staybox
20h20 – 21h50: Roberta Miranda
21h50 – 22h20: DJ Staybox
22h20 – 23h20: Bodó Valorizado
23h20 – 0h10: DJ Staybox
0h10 – 1h10: Ludmilla
1h10 – 1h50: DJ Staybox
1h50 – 3h: Zeeba
Mormacinho cultural
Domingo (1º)
16h – 16h40: Giulia Amaral
17h – 17h40: Leka Denz e o Bloco das Piabinhas
18h10 – 18h40: Miguel Ângelo e Vittória Seixas
19h10 – 20h: O Show da Luna ao Vivo!
20h30 – 21h20: Galinha Pintadinha
21h50 – 22h40: Meu Primeiro Show de Rock – Beatles para Crianças
Apresentador especial: Lucas Santos
Atrações diversas
Terça-feira (3):
19h – 20h: Show Carta na Manga
20h: Espetáculo Teatral “Eu de Você” com Denise Fraga
Quarta-feira (4):
19h – 20h: Show Jhonny Manero
20h: Espetáculo Teatral “Eu de Você” com Denise Fraga
Sexta-feira (6):
19h – 20h: Show Alef
20h: Coppélia – Companhia Roraima Ópera
Sábado (8):
18h – 19h: Show Felipe Flores
19h – 20h: Show Marcelo Moçambique
20h: Eliakin Rufino, Neuber Uchoa e Zeca Preto – Roraimeira 40 Anos