Kamala Harris escolhe Tim Walz como candidato a vice-presidente, dizem fontes
A vice-presidente dos EUA Kamala Harris tomou uma decisão por seu companheiro de chapa, com quatro pessoas próximas ao processo dizendo que o governador Tim Walz, de Minnesota, é sua escolha.
A informação foi confirmada por fontes do Partido Democrata à rede americana CNN, antecipando o anúncio oficial da campanha. Após ter passado por duas semanas de campanha relativamente tranquilas, Kamala agora busca manter o ímpeto que impulsionou sua candidatura enquanto inicia uma nova fase da disputa. A divulgação do nome foi feita antes de sua primeira aparição pública oficial desde que foi confirmada como candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais, nesta terça-feira.
Kamala e Walz deverão percorrer os sete estados que são considerados essenciais na batalha: depois da passagem pela Filadélfia nesta terça, ambos passarão por Wisconsin, Michigan, Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada. Os integrantes da campanha democrata, segundo a Associated Press, estão cientes de que o entusiasmo com a candidatura de Kamala pode ser passageiro – e, por isso, têm trabalhado para capitalizar a energia agora, enquanto gerenciam as expectativas e enfatizam que a disputa contra Donald Trump está acirrada.
A campanha de Biden havia definido Arizona, Nevada, Carolina do Norte e Geórgia como seus principais alvos, mas, ainda segundo a AP, já tinha começado a perder a esperança de conquistar votos nesses locais – e, por isso, reforçou a presença em Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, estados conhecidos como “muralha azul” pelo histórico de vitória do Partido Democrata. Com a entrada de Kamala na disputa, porém, campanha voltou a focar no Arizona e Nevada, vistos como os mais competitivos entre ela e Trump – ambos vencidos por Biden há quatro anos.
*Com informações de CNN e O Globo