Vereador de Alto Alegre suspeito de grilagem de terras e ameaças com arma de fogo é alvo de operação da Polícia Civil

Policiais civis deflagraram na manhã desta terça-feira (13) uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão após investigações apontarem crimes como grilagem de terras, esbulho possessório e ameaça, ocorridos na área rural de Alto Alegre, no Noroeste de Roraima, supostamente praticados pelo vereador do município Charles Lopes de Oliveira, de 46 anos.

A ação policial ocorreu também em Boa Vista e contou com a participação de agentes de Alto Alegre e do Grupo de Resposta Tática (GRT). De acordo com o delegado Vinícius Quadros, os mandados têm como objetivo apoiar investigações em andamento que apontam que o vereador, com acesso ao reduto do Polo São Silvestre, na área rural, sob o argumento de possuir influências, negociava lotes ilegalmente na região.

“Além disso, ele é acusado de ameaçar, inclusive com arma de fogo, os assentados que não lhe pagam a contento ou que confrontam seus métodos, bem como esbulha a posse dos colonos que ali residem”, detalhou Vinícius Quadros.

Segundo o delegado, os mandados de busca resultaram na apreensão de documentos, uma pistola calibre 9 milímetros e 12 munições, que estavam com um funcionário do vereador.

A pistola e as demais munições do mesmo calibre foram encontradas em um dos endereços de Charles de Oliveira, na área rural de Alto alegre. Não havia ninguém na residência. O material apreendido será encaminhado para perícia.

Contra o servidor do vereador, foi lavrado um auto de prisão em flagrante (APF) pela posse ilegal de munição, crime que cabe fiança. A operação policial foi coordenada pelo delegado titular de Alto Alegre, Wesley Costa de Oliveira, e pelo adjunto, Vinícius Quadros.

Crimes

O crime de esbulho possessório pressupõe uma ação física de invadir um terreno ou edifício alheio, no intuito de impedir a utilização do bem pelo seu possuidor. Portanto, tão somente aquele que tem a posse direta do imóvel pode ser a vítima, pois é quem exercia o direito de uso e fruição do bem.

Já a grilagem, é o apossamento de terras mediante falsos títulos de propriedade.