Três aviões são apreendidos e uma pessoa é presa em operação contra garimpo e tráfico de drogas na Terra Yanomami
Uma operação conjunta coordenada pela Casa de Governo resultou na apreensão de três aeronaves usadas no garimpo ilegal e tráfico de drogas na Terra Indígena Yanomami. Duas pessoas fugiram e uma acabou presa. As informações foram divulgadas pela PRF nesta quarta-feira (13).
Em 2 de novembro, aeronaves das forças de segurança sobrevoavam a TI Yanomami quando avistaram um avião monomotor de pequeno porte em baixa altitude com o intuito de evitar a detecção de radares e, após algum tempo de monitoramento, conseguiu fugir.
Uma aeronave da PRF se dirigiu à região de Monte Cristo, em Boa Vista, quando o monomotor foi encontrado pousando em uma propriedade e a tripulação fugindo em um veículo que a aguardava.
Durante a fiscalização no local, foram encontradas em um hangar duas aeronaves que foram apreendidas e conduzidas à Polícia Federal.
No dia 10, também na TI Yanomami, outra aeronave foi monitorada e, durante a tentativa de pouso em uma plantação, acabou virando. Os tripulantes fugiram pela mata, mas um deles foi alcançado e preso.
No avião, havia uma pistola 9 milímetros com numeração raspada e 16 munições, 50 gramas de skunk e 100 quilos de cassiterita.
A aeronave foi inutilizada e o detido, encaminhado para a Polícia Federal.
As operações envolveram PRF, Ibama, Funai e Força Nacional, coordenadas pela Casa de Governo.