Seis pessoas são presas durante operação contra tráfico de drogas em Roraima
A Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE)), prendeu seis pessoas no período de 15 a 30 de março por tráfico de drogas e posse de armas, sendo cinco em flagrante e uma por cumprimento de mandado de prisão. Drogas, armas e dinheiro foram apreendidos durante a Operação Narke 3, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Sob a coordenação do delegado Marcus Albano Junior, a operação Narke 3 em Roraima teve apoio operacional das delegacias de Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e do (Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI).
Segundo o titular da DRE, Júlio Cesar da Rocha, a operação, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas, também apreendeu dinheiro, armas de fogo e outros materiais utilizados no tráfico de entorpecentes, tanto na capital, quanto no interior.
Destaques por município
Em Amajari, na Vila Jacaré, um agricultor foi preso com 90 mudas, sementes e invólucros de cannabis sativa e uma espingarda calibre 20, munições e pólvora. Conforme o delegado, a operação desarticulou um esquema que poderia abastecer significativamente o mercado ilegal de entorpecentes no município e em outras regiões do Estado.
Em São João da Baliza, a polícia prendeu um indivíduo com quatro invólucros de maconha, R$ 354, um celular e uma balança de precisão.
Outro preso, também em São João da Baliza, por posse de uma arma de fogo artesanal calibre 20, dois cartuchos e dois celulares. A prisão ocorreu após o cumprimento de mandado de busca e apreensão, sendo o homem autuado por posse irregular de arma de fogo.
Em Caroebe, dois foram presos, ambos com espingardas calibre 28 e 26 cartuchos cada um.
Além disso, em um desdobramento interestadual em Humaitá, no Amazonas, um caminhoneiro foi preso com 156,25 kg de skunk, seis fuzis calibre 7,62 mm, duas pistolas Glock, carregadores e munições. O material foi encaminhado à Polícia Federal em Porto Velho.
De acordo com o delegado Júlio César da Rocha, a operação teve o apoio das delegacias dos municípios de Pacaraima, Bonfim Rorainópolis e São João da Baliza, localizados em regiões que estão conectadas a rotas interestaduais de tráfico de drogas.
“A crescente presença de facções criminosas, incluindo duas brasileiras e duas venezuelanas, reforça a necessidade de ações mais estratégicas e eficazes para fazermos frente no combate ao narcotráfico no Estado de Roraima”, disse o delegado.
Integração
Ele destaca que as ações integradas com os municípios concentraram esforços no mapeamento das rotas utilizadas pelos traficantes e em prisões.
O delegado ressaltou ainda que o modelo de enfrentamento adotado tem proporcionado grandes apreensões nos últimos anos e a importância de adicionar ao foco do combate a essas organizações criminosas o monitoramento do dinheiro ilícito.
“Além da apreensão de drogas, este ano o foco é rastrear o dinheiro e desarticular a base financeira do crime”, afirmou.
O delegado Marcus Albano, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e coordenador da Operação Narke em Roraima, destacou que a operação tem como principal objetivo reforçar o combate ao tráfico de drogas e suas conexões com crimes violentos, buscando desarticular as facções criminosas.
“A repressão qualificada ao tráfico de drogas é essencial para reduzir a criminalidade e melhorar a segurança da população. Estamos empenhados em desarticular as redes criminosas e retirar entorpecentes e criminosos das ruas”, completou.