Saiba se seu carro possui defeito no airbag com risco mortal
O Brasil possui cerca de 5 milhões de carros com airbags defeituosos e inclusos em um recall mundial para troca gratuita da peça. Desse total, metade ainda não levou o automóvel para revisão e troca do equipamento defeituoso. Os carros que possuem defeito no airbag usam equipamento da marca Takata, que foi usado por 17 montadoras, com fabricação entre 2001 e 2018.
Defeito no airbag com risco mortal
O equipamento usado para salvar vidas está fazendo justamente o contrário. Quando acionados, os airbags defeituosos da marca Takata projetam fragmentos do equipamento dentro do carro, podendo atingir o motorista ou passageiro com o mesmo impacto de um tiro de arma de fogo.
— Essa bolsa de airbag abre a cerca de 320 km/h. Então, juntando uma explosão muito forte, com uma peça fragilizada (pelo composto químico), esses fragmentos, que estão a menos de um metro do motorista, saem como se fosse um tiro a queima roupa —, afirmou Rodolpho da Hora, perito em trânsito do Rio em entrevista ao Fantático no último domingo (25).
O defeito neste airbag acontece porque a empresa utilizava nitrato de amônio para acionar o equipamento. Esse mesmo composto químico, ao longo do tempo e em exposição com fatores como umidade e calor, passa a corroer os metais no equipamento e se torna explosivo.
Essas características atreladas ao impacto de uma batida, mesmo que de baixo impacto, foram responsáveis pela morte de sete pessoas no Brasil e cerca de 2,5 milhões de carros com esse o airbag defeituoso seguem em circulação.
Como consultar se seu carro possui airbag com defeito
Os cerca de 2,5 mil carros em circulação no Brasil com airbag defeituoso foram fabricados entre os anos de 2001 e 2018. Então, se seu carro está nessa janela temporal, siga os seguintes passos:
- Separe o número do chassi do carro ou da placa;
- Acesse o site da Secretaria Nacional de Trânsito;
- Preencha os campos correspondentes;
- Clique em Buscar;
Caso apareça um resultado de recall referente ao airbag com defeito da marca Takata, entre em contato o quanto antes com a montadora de seu carro para realização gratuita da troca do equipamento.
Com informações de NSC*