Roraima tem energia restabelecida após apagão de quase duas horas

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que foi concluída a recomposição total da carga em Roraima, às 12h40 deste domingo (1º), quase duas horas depois do registro inicial da ocorrência.

Conforme o órgão que opera o sistema nacional, houve um “desligamento automático total do sistema isolado de Roraima” às 10h53 deste domingo e a recomposição total foi concluída quase duas horas depois, às 12h40. A carga do Estado no momento da ocorrência era de 85 MW.

A distribuidora de eletricidade que atende o Estado, a concessionária Roraima Energia, informou que um desligamento das usinas termelétricas que atendem a rede local ocasionou o blecaute no sistema.

Segundo a distribuidora, a recomposição do sistema foi iniciada às 12h03 e concluída às 12h42. Roraima é o único Estado brasileiro que não é ligado ao SIN (Sistema Interligado Nacional). A demanda por energia é atendida por um usinas termelétricas instaladas na região.

Veja a nota completa do ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirma que às 12h40 foi concluída a recomposição total da carga em Roraima. Às 10h53 deste domingo, houve o desligamento automático total do sistema isolado de Roraima. A carga do Estado no momento da ocorrência era de 85 MW.

Assim que identificou a situação, o operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia. A recomposição da carga iniciou às 12h03 e concluída às 12h40.

As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente.