Roraima recebe 262 bolsas de sangue doadas pelo Hemocentro do Ceará

O Hemoraima recebeu 262 bolsas de sangue remanejadas do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará (Hemoce). A doação, feita na quarta-feira (23), ocorreu por meio da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados, vinculada ao Ministério da Saúde.

Trata-se de concentrados de hemácias de todas as tipagens sanguíneas, que serão distribuídos para as agências transfusionais das unidades hospitalares do Estado, tanto públicas quanto privadas.

“Esse remanejamento nos auxiliará a manter o estoque equilibrado. Ficamos felizes em poder ter uma margem de segurança para que não falte o hemocomponente às pessoas que necessitam”, afirmou a diretora-geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo

Ela destaca ainda a importância de os doadores continuarem a se apresentar na unidade para doar, aproveitando grandes eventos como a 43ª Expoferr Show, de 5 a 9 de novembro, e as festas de fim de ano.

“Nesse período de datas comemorativas, aumenta o número de acidentes de trânsito. Temos que reforçar o nosso estoque para atender a todos que necessitarem. Então nós convidamos os doadores para que compareçam ao Hemoraima”, completou.

Quem pode doar?

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos. Caso seja menor de idade, é necessário estar acompanhado do tutor legal. Pessoas acima dos 60 devem ter um histórico de doação.

Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe ou alergia nem ter ingerido bebida alcoólica menos de 24 horas antes da doação.

Homens podem doar a cada 61 dias e mulheres precisam de um intervalo de 91 dias.

O Hemoraima funciona na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR). Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.