Roraima obteve maior crescimento nas áreas de produção com orientações aos pequenos produtores
Dados divulgados no 11º Levantamento da Safra de Grãos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostraram que Roraima tem estimativa de crescimento de 16,6% em relação à safra anterior, saltando de 467 mil para 544,3 mil toneladas. Além disso, que foi o estado que obteve maior crescimento nas áreas de produção, com 20% de expansão, devido o avanço da soja em 26% a mais que 2022/23.
Segundo o Sebrae, iniciativas inovadoras têm sido parceiros estratégicos nesse crescimento em Roraima, principalmente daquelas advindas de programas como o Sebrae Agronegócios e o ALI Rural. Os programas orientam e apoiam os pequenos empresários e agricultores na gestão de negócios e na exploração sustentável das terras.
“O apoio que recebemos desses programas é essencial para nossa sobrevivência e crescimento”, afirma Ana Costa, pequena produtora de arroz inundado na região do Bonfim, ressaltando a importância da assistência técnica e gerencial.
Foram mais de 300 mil negócios impulsionados por mais de 8 mil especialistas no Programa ALI Rural. Ainda de acordo com o Sebrae, o diferencial é levar a expertise para o campo, “oferecendo diagnósticos e soluções customizadas em marketing, vendas, processos produtivos, novos produtos, redução de custos e controles gerenciais”.
Para participar do ALI Rural, produtores podem contatar o Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou pessoalmente. O programa de oito meses inclui dez encontros presenciais, imersões, análises e palestras.
Fonte: FolhaBV