Prazo para regularização de título termina dia 19; quase 13 mil eleitores podem ter documento cancelado em Roraima

O prazo para regularização do título de eleitor termina na segunda-feira (19). Em Roraima, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), 12.838 eleitores correm o risco de ter o documento cancelado por não terem votado nas últimas três eleições nem justificado a ausência ou pagado a multa.

Para saber se o título está regular, basta enviar uma mensagem para o Whatsapp 2121-7001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O cidadão também pode acessar o site do TRE-RR (tre-rr.jus.br), na aba “autoatendimento do eleitor”, para consultar a situação e regularizar o título online. Ainda é possível comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Para a regularização, é necessário apresentar um documento oficial com foto, título eleitoral ou e-Título e eventuais comprovantes de votação ou justificativa. Caso haja multas pendentes, o pagamento pode ser feito via boleto, Pix ou cartão, pelo autoatendimento eleitoral, e-Título ou diretamente no cartório eleitoral.

Manter o título em situação regular é essencial para participar das eleições e exercer direitos civis, como tomar posse em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituições de ensino e participar de concorrências públicas.

Projeto Raízes

Com o projeto Raízes, os eleitores podem regularizar o título em qualquer zona eleitoral do Estado, sem a necessidade de deslocamento até sua zona de origem.

Quem pode ter o título cancelado?

O cancelamento atinge eleitores que não votaram ou não justificaram a ausência em três eleições consecutivas (cada turno conta como uma eleição). No entanto, são isentos os eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência que tenham dificuldades para votar; eleitores cuja justificativa foi aceita pela Justiça Eleitoral.

A regularização deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do TRE-RR. Qualquer cobrança fora dessas plataformas, pode ser um golpe. Para mais informações, o eleitor deve acessar o site https://www.tre-rr.jus.br/ ou entrar em contato com sua zona eleitoral.