PF cumpre mandados em Roraima durante operação para ‘descapitalizar’ financiadores do garimpo na Terra Yanomami

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), uma operação para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva em Roraima e Rondônia, a fim de combater a logística e o financiamento de organizações criminosas atuantes no garimpo ilegal nas terras Yanomami.

Além das prisões, a Justiça deferiu os pedidos da PF para que, durante a Operação Taurus Aureus, fossem apreendidos diversos bens dos suspeitos, uma maneira de atingir “contundentemente” o financiamento da logística do garimpo.

“A apreensão e a indisponibilidade de diversos bens, incluindo veículos e uma fazenda, são medidas legais de garantia e reparação dos imensuráveis danos ambientais causados pela atividade”, reforça a instituição.

Ainda de acordo com a PF, essas medidas buscam descapitalizar as organizações criminosas responsáveis pela exploração do garimpo ilegal e estão diretamente ligadas à Operação Libertação, ação permanente iniciada em fevereiro de 2023 para a repressão ao garimpo ilegal e a desintrusão dos invasores da Terra Indígena Yanomami.