Número de turistas estrangeiros em Roraima cresce quase 100% em 2024
Os destinos roraimenses receberam mais de 16 mil turistas estrangeiros em 2024, um aumento de 97% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados nesta semana pelo Ministério do Turismo (MTur), Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e pela Polícia Federal. Somente em dezembro, 699 estrangeiros visitaram o Estado, número 106% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.
O Monte Roraima ainda é o principal atrativo de visitantes para a região. Outros lugares, como Serra do Tepequém e suas cachoeiras, balneários como o Lago do Robertinho e Aquamak, os roteiros de etnoturismo local com a Comunidade Kauwê em Pacaraima e Raposa I, em Normandia, também têm contribuído para o crescimento da visitação.
Outro significativo vetor de atração de turistas estrangeiros é o segmento de pesca esportiva, que é um dos mais consolidados em Roraima, com dois polos: um na região do Baixo Rio Branco, que atrai todos os anos milhares de pescadores dos Estados Unidos, União Europeia e da Ásia, e outro no município de Caroebe, que realiza há dois anos o Festival de Pesca Esportiva do Tucunaré.
Para o diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Bruno Muniz de Brito, o sucesso do turismo de Roraima, refletido nos números apresentados pelo MTur, se deve ao trabalho integrado desenvolvido entre o governo de Roraima, por meio da Secult, com a iniciativa privada.
Parceria
A parceria com o trade é importante porque participa das ações desenvolvidas em conjunto e está alinhada com a política de promoção, apoiada no Plano Estadual de Turismo. Desde o lançamento, em 2021, a política tem permitido mais divulgação dos roteiros locais. Uma das estratégias utilizadas é o fortalecimento das Rotas Amazônicas Integradas, em que se trabalha em com os demais órgãos de turismo na Região Norte na divulgação do potencial de cada um.
Outra ação importante são as parcerias com o Ministério do Turismo e, mais recentemente, a assinatura do acordo de cooperação com a Embratur para a promoção da Região Norte e da Amazônia como um produto turístico. Além disso, a participação da Secult e de empresários do trade em eventos de nível nacional, como o Salão Nacional de Turismo, Abav Expo e BTM Fortaleza, tem projetado a imagem de Roraima para diversos públicos de forma positiva.
Para o diretor, o ponto-chave é a diversidade de produtos que o Estado oferece para atender todos os públicos, o que é essencial para a atração dos visitantes internacionais, a exemplo do turismo em terras indígenas, e o fortalecimento da imagem do Monte Roraima, que é comercializado de forma maciça pelo trade nas redes sociais e divulgado nos eventos.
Para todos os gostos
Além disso, as regiões turísticas oferecem uma gama de roteiros para atender a todos os gostos, seja no turismo de aventura, na observação de aves, no turismo de natureza, na pesca esportiva, no turismo de eventos, entre outros.
“O fato de Roraima estar crescendo economicamente, sendo destaque no mercado nacional, a projeção do agronegócio, a segurança jurídica que vem sendo concedida aos grandes empresários, vêm servindo como fator de fortalecimento do setor”, disse Bruno.
Outro fator que colabora para isso é o investimento na qualificação de mão de obra, com a formação de guias e condutores especializados, a abertura de empresas prestadoras de serviços credenciadas no Cadastur, e a maior visibilidade da marca em veículos especializados, como a Revista Mercado e Eventos.
“Esses elementos servem para consolidar a imagem de Roraima, sobretudo nos eventos de promoção nacionais e internacionais, sempre colocando em evidência as pessoas e empresas que contribuem para o sucesso do turismo local”, concluiu Bruno Muniz.