Murici é considerado um superalimento por ser rico em vários nutrientes importantes
Em Roraima alguns alimentos não podem faltar na mesa dos roraimenses e até mesmo dos roraimados, mas vocês sabem o valor nutricional de alguns alimentos típicos do nosso Estado? Conversamos com a nutricionista Edinalva Barbosa que nos explicou tudo acerca de dois alimentos tradicionais, o Buriti e o Murici.
VEJA TAMBÉM
Consumo do Buriti pode fortalecer o sistema imunológico
Segundo a nutricionista Edinalva Barbosa, o murici é considerado um superalimento porque é rico em vários nutrientes importantes. Como antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras.
“Alguns dos nutrientes presentes no Muruci incluem vitamina C, vitaminas K e do complexo B. Também possui ferro, cálcio e potássio. Dessa forma, melhora o nosso metabolismo e ajuda na boa absorção de carboidratos, proteínas e gorduras”, afirmou Edinalva.
O fruto é usado por suas propriedades anti-inflamatórias e ajuda a proteger contra doenças crônicas, como o câncer e doenças cardiovasculares. A nutricionista afirma que um dos prós no consumo do murici são os nutrientes, como a vitamina C e as vitaminas K e do complexo B. Esses nutrientes melhoram o metabolismo e ajudam na boa absorção de carboidratos, proteínas e gorduras.
“Por isso, essa fruta é uma ótima pedida para dieta de emagrecimento, além de muitos outros benefícios para a saúde”, finalizou.
A polpa do murici pode ser consumida na forma natural ou usada em receitas como sucos, doces, geleias, sorvetes e licores. Já a semente do murici pode ser usada para a extração de um óleo que é usado no preparo dos alimentos ou na fabricação de produtos cosméticos.
Texto: Leandro de Sousa