Motores usados para extração de cassiterita, o ‘ouro negro’, são destruídos durante operação na Terra Yanomami
Policiais federais, com apoio das Forças Armadas, destruíram na Terra Indígena Yanomami (TIY) 13 motores usados por garimpeiros ilegais para a extração de cassiterita, minério conhecido como “ouro negro”. A operação ocorreu entre 4 e 7 de agosto, mas as informações foram divulgadas nesta sexta-feira (9).
De acordo com as Forças Armadas, os agentes percorreram três grandes regiões de garimpo (Pé de Cachoeira e Cristo Rei, próximas ao Rio Uraricoera, e Majestade, perto Rio Parima), com o objetivo de combater a extração ilegal de minério. Denominada Catrimani II, a operação foi coordenada pela Casa de Governo em Roraima.
A demanda por cassiterita é alta devido ao seu uso para diversas finalidades. É a partir dela que são feitas as folhas usadas na fabricação de latas de alimentos, no acabamento de carros, fabricação de vidros e até na tela dos celulares.
A Catrimani II é uma operação conjunta de órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais.