Guardas municipais aprovados em 2023 tomam posse em Boa Vista; número de agentes passa dos 460
A Prefeitura de Boa Vista empossou 90 guardas civis do concurso público de 2023. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (21) e concluiu o chamamento dos 150 aprovados dentro do número de vagas do certamente.
Os novos servidores passaram por todas as etapas necessárias, incluindo o curso de formação, e agora se juntam ao efetivo, que passará a contar com mais de 460 agentes.
Segundo o prefeito Arthur Henrique (MDB), a Guarda Civil Municipal (GCM) tem um papel fundamental na patrulha, inspeção, vigilância e proteção das instalações, serviços e bens municipais.
“Desde o começo da minha gestão, eu fiz um compromisso de investir na segurança do nosso município. A gente sabe que a atribuição maior da segurança é do governo do Estado, mas a prefeitura faz aquilo que é possível para que possamos complementar e deixar nossos cidadãos mais protegidos”, disse.
Mais segurança
O aumento no efetivo representa um reforço na segurança da cidade, especialmente em praças, vias públicas e locais de grande circulação. A empossada Thaynar Barca se sente preparada para exercer a sua função. “Estou muito feliz. O dia de hoje é a concretização de um sonho, porque a gente batalhou demais. Foram meses de estudo e preparação”, contou.
Adailton de Almeida também se une a essa turma para cuidar do que é de todos. “A prefeitura cumpriu o que foi nos prometido e hoje é só felicidade. Todo esforço valeu a pena. Começamos agora uma nova jornada, que Deus nos abençoe sempre”, comemorou.
Tecnologia a favor da segurança
Além do reforço humano e material, a capital usa tecnologia na segurança pública. O Programa Boa Vista Segura utiliza um avançado sistema de monitoramento por câmeras em tempo real.
Atualmente, 90 câmeras espalhadas pela cidade e 111 escolas municipais são monitoradas pela Central da Guarda Civil Municipal, garantindo uma resposta mais ágil e eficaz no combate à criminalidade.