Energia solar é instalada em futuro centro de saúde na Terra Indígena Yanomami

Especialistas dos ministérios de Minas e Energia e da Saúde (MS) realizaram, nesta terça-feira (29), uma visita técnica ao Polo-Base do Surucucu, localizado na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, para acompanhar a instalação do sistema de energia solar, baseado em placas fotovoltaicas, no futuro centro de saúde da região.

A implantação faz parte da ampliação do programa Luz para Todos e tem como objetivo atender à solicitação de apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para o fornecimento de energia elétrica ao novo Centro de Referência de Surucucu.

A futura unidade de saúde básica está sendo construída conforme a Portaria GM/MS nº 28/2023, que declara a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) devido à falta de assistência de saúde na Terra Indígena Yanomami, e atenderá uma população estimada de 10 mil indígenas de 60 comunidades, em algumas das regiões mais remotas do Brasil, com serviços ambulatoriais e emergenciais.

A tecnologia, além de promover o acesso à energia limpa e renovável, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas, impactando diretamente na saúde, educação e desenvolvimento social.

A equipe técnica foi liderada pelo diretor do Programa Luz Para Todos do Ministério de Minas e Energia, André Dias, e pelo diretor do Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena, Bruno Cantarella.

“A iniciativa demonstra o compromisso do governo federal em garantir o acesso à energia e à saúde para as comunidades indígenas, especialmente em áreas remotas. O Polo-Base de Surucucu representa um passo crucial para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social da região”, destacam.