Donald Trump se torna o primeiro presidente eleito condenado dos Estados Unidos
Com a vitória desta quarta-feira (6), Donald Trump se tornou o primeiro condenado pela Justiça a assumir a presidência dos Estados Unidos. Ele foi considerado culpado em maio por falsificar registros comerciais e comprar com pagamento o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels, em uma tentativa de evitar um escândalo sexual nas eleições de 2016. O republicano responde ainda a três outros processos.
A condenação inédita aconteceu em maio deste ano, mas a sentença ainda não foi definida. Audiência que aconteceria em setembro foi adiada para o 26 de novembro. Ele também foi o primeiro ex-presidente a ser condenado criminalmente.
Trump pode pegar até quatro anos de prisão pelo caso. Mas especialistas acreditam que a pena mais dura é improvável. Mesmo que seja condenado ao regime fechado, não há nada na lei americana que o impeça de exercer a presidência.
No segundo processo, ele é acusado de interferir nas eleições de 2020. Em um dos processos que não foram julgados, Trump é acusado especificamente de tentar interferir na disputa na Geórgia. Essa ação foi iniciada após vir a público um telefonema do então presidente no qual pedia à autoridade eleitoral do estado para que “encontrasse” mais de 11 mil votos.
O ex-presidente responde a 13 acusações pelo caso da Geórgia. Entre elas, estão espalhar mentiras sobre fraude eleitoral, pressionar oficiais para alterar os resultados e conspiração. Caso seja considerado culpado, Trump pode ser condenado a até 20 anos de prisão por organização criminosa, e de multa a 5 anos de prisão pelas declarações falsas. O processo, porém, está pausado devido a questionamentos à promotora do caso.
No terceiro processo, ele é acusado pela invasão do Capitólio. Este é mais um relacionado às tentativas de Trump de reverter a vitória de Joe Biden. Neste caso, constam acusações de conspiração e pressão a autoridades federais. Os promotores também alegam que Trump usou o ataque ao Congresso dos EUA, que aconteceu em 6 de janeiro de 2021 e deixou 5 mortos, para atrasar a certificação de Biden e, com isso, continuar no poder.
Trump não é acusado de incitação no caso do Capitólio. Diante das acusações, o ex-presidente pode ser condenado a penas que vão de multa a 20 anos de prisão.
No quarto processo, ele é acusado de esconder documentos da CIA. Trump teria ocultado documentos de segurança nacional em sua mansão em Mar-A-Lago, na Flórida. Ao deixar a presidência, o ex-presidente deveria ter entregado os documentos ao Arquivo Nacional, mas os levou para sua casa.
Acusações se enquadram na Lei de Espionagem. Ele responde por manipular indevidamente arquivos confidenciais, reter intencionalmente informações relacionadas à Defesa nacional e por obstruir os esforços do governo para recuperá-los. Se for condenado, Trump poderá enfrentar penas de até 20 anos de prisão.
Donald Trump se declara inocente de todas as acusações. Ainda que todos os casos possam levar à prisão, o mais provável, de acordo com analistas, é que isto não aconteça.
Com informações do UOL