Com posse de 30 guardas civis municipais, Boa Vista passa a contar com 345 agentes

Aprovados no concurso de 2023, 30 guardas civis foram empossados nesta sexta-feira (6) pela Prefeitura de Boa Vista. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), no bairro 31 de Março. Com a convocação, o efetivo da GCM passa de 315 para 345 agentes.

O processo seletivo dos recém-empossados incluiu prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico e um curso de formação profissional. As principais atribuições dos novos GCMs são patrulhar, inspecionar, vigiar e proteger instalações, serviços e bens municipais.

“Nos últimos três anos, o município investiu muito na Guarda Civil Municipal. Aumentar o efetivo significa reforçar a segurança nas praças, nas vias públicas e trazer mais proteção a toda a população. Foi um compromisso desta gestão e estamos honrando”, destacou o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes.

Para o guarda Matheus Machado, de 28 anos, o sentimento é de gratidão.

“A gente olha para trás e relembra todo o processo, desde a preparação. Chegar hoje aqui e, de fato, se tornar um servidor, algo pelo qual a gente tanto lutou, é motivo para agradecer a Deus e aos familiares que sempre estão nos apoiando”, disse.

Investimentos
Em janeiro de 2024, a prefeitura adquiriu 200 pistolas 9mm – Taurus TS9 e 10 carabinas CTT40mm. No total, foram 210 novos equipamentos.

Além disso, em março deste ano, o município recebeu 16 motocicletas BMW 750 cilindradas, um investimento total de R$ 1,5 milhão. Os veículos foram destinados à GCM e à Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), aumentando a frota da SMST para 46 motos

Também foram adquiridas 23 viaturas, sendo 16 destinadas à Guarda Civil e 7 à SMTRAN. A segurança na capital foi reforçada com a instalação de 90 câmeras em pontos estratégicos da cidade, gerenciadas pela Central de Monitoramento.

Houve ainda um concurso público com 150 vagas e a promoção de 150 guardas civis.