Boa Vista reforça vacinação contra febre amarela, sarampo e poliomielite

Para aumentar a cobertura vacinal e evitar a propagação da febre amarela, sarampo e poliomielite, a prefeitura reforçou, nesta segunda-feira (4), a recomendação de que os moradores de Boa Vista procurem uma unidade básica de saúde (UBS) para se imunizar.

Em setembro deste ano, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas-OMS) informou que a região das Américas apresenta alto risco de surtos de febre amarela.

Em outubro, um caso confirmado no município de Alto Alegre, no norte de Roraima, com a morte de um macaco, destacou a necessidade urgente de prevenção, uma vez que o mosquito Aedes aegypti também é transmissor da febre amarela em áreas urbanas. Além disso, outros dois casos foram confirmados em pessoas vindas da Guiana.

Conforme destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, frente aos riscos de reintrodução da doença, é importante se prevenir.

“A vacina contra a febre amarela, assim como o sarampo e a poliomielite, é a forma mais eficaz de imunização e a melhor estratégia para evitar surtos e proteger a população”, disse.

A superintendente reforçou ainda que a Opas e a Unicef ressaltam a importância de uma cobertura vacinal alta para que o vírus não consiga se espalhar, caso entre na cidade.

“Tem vacina em todas as UBSs de Boa Vista, mas as pessoas precisam ir até lá e se vacinar.”

Sarampo

Em 2017, Boa Vista registrou um surto da doença no município e, desde então, há um alerta para a reintrodução do vírus no país.

Intensificação

Em junho deste ano, a Prefeitura de Boa Vista intensificou a vacinação contra a febre amarela. No entanto, devido à ocorrência recente e ao risco elevado, é necessário um esforço adicional para alcançar ainda mais pessoas.

Quem deve se vacinar?

Os imunizantes estão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as UBSs do município, tanto na zona urbana como na rural. Para garantir a imunização, basta apresentar os cartões de vacina e do SUS.

Saiba o público que deve se vacinar:

febre amarela – de 9 meses a 59 anos;

sarampo – de 6 meses a 59 anos;

VIP (Poliomielite) – de 2 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Imunização é a melhor defesa

A vacinação é a medida mais eficaz para se prevenir contra a febre amarela, pólio e sarampo, que são doenças imunopreveníveis, ou seja, para as quais há vacinas específicas e eficazes para proteger a população.

“Estar com a caderneta de vacinação em dia significa que, mesmo em caso de reintrodução do vírus em Boa Vista, as pessoas vacinadas não adoecerão, o que vai contribuir para a segurança coletiva”, destacou Ana Merval.