Artesãs indígenas podem se inscrever para participar de feira internacional de artesanato até sexta-feira

Artesãs indígenas podem se inscrever, até sexta-feira (23), para participarem como expositoras no pavilhão Brasil do Expoartesanias, maior feira internacional de artesanato latino-americana, a ser realizada em Bogotá, capital da Colômbia, entre os dias 4 e 17 de dezembro. Este ano, o Brasil será o país homenageado no evento.

O pavilhão brasileiro da Expoartesanias está sendo organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Mulheres, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e o Sebrae, com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

A iniciativa visa não só dar destaque ao trabalho de mulheres artesãs, como também incentivar a autonomia das mulheres brasileiras e impulsionar o setor de economia criativa, o empreendedorismo e a cultura.

De acordo com o Ministério das Mulheres, o Brasil será representado exclusivamente por artesãs, portanto, estão autorizadas a participar profissionais, associações e cooperativas que atuam no segmento. A regra exige que as peças a serem exibidas na exposição sejam feitas exclusivamente por mulheres.

Haverá uma curadoria especializada para selecionar o material de modo a representar a diversidade de tipologias, técnicas do artesanato nacional e itens com apelo comercial.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o artesanato é a fonte de renda de aproximadamente 8,5 milhões de pessoas. Segundo o Sebrae, as mulheres representam 77% dos artesãos brasileiros.

Confira o regulamento da iniciativa e faça a inscrição aqui