Acessibilidade: projeto altera normas para concursos públicos em Roraima
Aumentar o acesso e a transparência é a proposta do Projeto de Lei (PL) nº 64/2024, apresentado pelo deputado Lucas Souza (PL), aprovado com 18 votos favoráveis, que altera a Lei dos Concursos em Roraima (Lei nº 1.172/2017).
A proposição acrescenta dois incisos ao artigo 55 da Lei dos Concursos, no Capítulo 12, que trata das provas orais: “as provas orais serão realizadas por banca formada por profissionais reconhecidos, preferencialmente com título de mestre ou doutor”.
Com o PL, além deste critério, no § 1°, a prova oral terá que ser gravada em áudio e vídeo, com a entrega obrigatória de uma cópia ao candidato que solicitar. As despesas com a cópia ficarão a cargo do solicitante.
Em termos de acessibilidade, o § 2° prevê ao candidato surdo a presença de um intérprete oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) da banca organizadora para realização da prova oral, desde que requerido com antecedência e estabelecido em edital.
“A aprovação desse projeto de lei é crucial para garantir a transparência e a inclusão no serviço público e deve atender aos princípios da administração pública”, defendeu o deputado Lucas Souza.