Cozido, frito ou poché: qual a forma mais saudável de preparar ovo?
O ovo é um dos alimentos mais completos pelo seu alto valor nutricional, pois é rico em proteína, em minerais e vitaminas A, D e B2. Por conta disso, ele virou também uma alternativa para quem busca uma alimentação mais saudável. Mas qual a melhor forma de consumir? Segundo especialistas, uma das formas mais saudáveis é uma que não é muito comum aqui no Brasil.
Ovo frito, cozido ou mexido
No nosso país, as formas de preparo do ovo normalmente se dividem entre frito, cozido ou mexido. O ovo frito depende da gordura utilizada para fritura (manteiga, azeite, óleo), mas normalmente tem em média 110 calorias. O ovo cozido na água tem em média 75 calorias.
Já os ovos mexidos também dependem da forma de preparo: com manteiga, fica semelhante ao ovo frito; feito em uma panela antiaderente e com um pouco de água para evitar grudar, o preparo fica com cerca de 15 calorias, pouca gordura e cerca de 3,6 gramas de proteína.
Mas, ao que parece, o preparo dele à moda poché é uma das mais saudáveis, pois não utiliza nenhum tipo de óleo e gordura e tem menos calorias que o ovo cozido. Em francês, a palavra poché significa um alimento cozido em água por pouco tempo
Como fazer ovo poché?
A receita tradicional recomenda levar uma panela pequena com bastante água (cerca de 1l) e um pouco de vinagre (250 ml) ao fogão até ferver. Quebre o ovo em um recipiente e aguarde. Assim que estiver em ebulição, mexa a água com uma colher até ela formar um redemoinho. Coloque o ovo no centro do redemoinho e deixe cozinhar por cerca de três minutos. Retire e deixe resfriar em água gelada, para uma gema mole. Em seguida é só temperar à gosto.
Caso esse não seja o seu tipo favorito de preparo, a recomendação é buscar manter uma alimentação saudável e equilibrada. Por exemplo, ao comer ovos mexidos no café da manhã, acompanhe com café preto sem açúcar, frutas e aveia, por exemplo.
Fonte: FolhaBV