Governo autoriza Prevfogo a contratar brigadas federais para reforçar prevenção e combate a incêndios florestais em Roraima

Brigadas federais devem ser contratadas para reforçar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais em Roraima e outros 16 estados. A portaria do Ibama autorizando a contratação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9).

A medida prevê a formação de brigadas temporárias compostas por brigadistas, chefes de brigada e de esquadrão, que vão atuar em diversas regiões do país. Em 2024, Roraima liderou o ranking nacional de focos de calor.

Está prevista ainda a contratação de agentes federais de informação, brigadistas de queima prescrita, chefes de esquadrão, supervisores de prevenção, monitoramento, logística, operações e tiro quente, bem como supervisores estaduais de brigadas. Todos vão apoiar as coordenações estaduais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

Os municípios roraimenses assistidos pelo Prevfogo são Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins são as demais unidades da federação contempladas pela portaria.

El Niño e seca prolongada

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Roraima registrou no ano passado o maior número de focos de incêndio já contabilizado no Estado: 5.358, superando o recorde anterior de 4.784, registrado em 2019. Isso representou 40% de todos os focos de calor do país, impulsionado principalmente pelos efeitos do fenômeno El Niño e por um período prolongado de seca.

Com informações de gov.br e ac24horas