Suspeito de se aproximar de mulheres com promessa de casamento e aplicar ‘golpe do amor’ é alvo de operação policial
Um jovem de 28 anos foi alvo de uma a operação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que cumpriu mandados de busca e apreensão em Boa Vista, nesta quarta-feira (16), para recuperar objetos de pelo menos três vítimas de estelionato, de quem ele se aproximou com promessas de namoro e aplicou golpes para se apropriar de veículos, celulares e dinheiro.
Segundo a delegada responsável pelas investigações, Kamilla Basto, o caso chegou à Deam há cerca de duas semanas, por meio do Plantão Central Especializado (PCE).
“Esse tipo de crime é popularmente conhecido como ‘estelionato do amor’. O autor engana emocionalmente as vítimas, criando vínculos afetivos falsos para obter vantagens financeiras. O dolo dele era claro desde o início”, afirmou a delegada.
As investigações apontaram que o indivíduo conhecia essas mulheres, algumas delas por aplicativo, com quem iniciava um relacionamento e dizia estar “orando” por elas e que queria se casar. “Tudo para construir uma falsa imagem de confiança”, destaca Kamilla Basto, acrescentando que, em seguida, o jovem começava a pedir dinheiro.
Conforme a delegada, consta na Deam que ele se envolveu com três mulheres — duas ex-namoradas, de 30 e 33 anos, e a mãe de uma delas, de 48 — simultaneamente.
Medidas cautelares
De acordo com as investigações, de uma das vítimas, o homem conseguiu dois celulares iPhone 14, duas motocicletas e um carro. De outra, obteve duas motos e valores em dinheiro. Já da terceira, um veículo pertencente à mãe dela. Os bens eram “emprestados” voluntariamente pelas vítimas, mas jamais devolvidos. Em vez disso, eram vendidos ilegalmente.
A partir das informações levantadas durante as investigações, a Polícia Civil solicitou medidas cautelares contra o investigado e foram iniciadas as diligências que culminaram com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, inclusive do celular dele.
“Ele pedia esses veículos para utilizar, não devolvia e vendia ilegalmente. Nós conseguimos recuperar uma das motocicletas na manhã de hoje [quarta-feira] e as demais estão em poder de terceiras pessoas para quem ele vendeu. As investigações terão continuidade para localizar e apreender esses veículos”, disse Kamilla Basto.
A delegada afirma que mais mulheres podem ter sido vítimas do investigado.
“Com a apreensão do aparelho celular dele, todo conteúdo será extraído e analisado para sabermos se existem outras vítimas que também tenham sido enganadas por ele. É importante ressaltar também que ele se relacionava ao mesmo tempo com as mulheres e agia da mesma forma com todas, pedindo dinheiro, emprestando veículos e não devolvendo”, explicou, ressaltando que, diante dos fatos, o jovem será indiciado por estelionato.