TJRR atualiza máquinas destinadas ao atendimento da comunidade Waimiri-Atroari e qualifica indígenas
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Ouvidoria-Geral, fez uma visita técnica à Terra Indígena Waimiri-Atroari, como parte do “Projeto Identificação Oficial Judicial”, com o objetivo de qualificar uma equipe local para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O treinamento foi realizado pelo servidor Amadeu Rocha Triani, que promoveu a atualização das máquinas destinadas ao atendimento da comunidade e a qualificação de seis indígenas, que posteriormente treinaram outros nove indígenas, assegurando que a população local, de quase três mil habitantes, tenha acesso ao serviço, sem precisar se deslocar para outro município.
O posto de atendimento do TJRR, inaugurado em 2021, é o único localizado dentro de uma terra indígena no Brasil, reforçando o compromisso do tribunal em levar cidadania e inclusão às populações indígenas.
De acordo com o Tribunal de Justiça, o projeto não apenas garante a emissão de documentos essenciais, mas também busca sanar inconsistências de registro. O TJRR solicitou ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a inclusão dos locais de nascimento “TI WAIMIRI ATROARI AM” e “TI WAIMIRI ATROARI RR” na base de dados nacional, evitando problemas na validação de registros junto à Receita Federal e outros órgãos.