Seis municípios de Roraima recebem Selo Unicef por avanços nas políticas públicas para crianças e adolescentes
Boa Vista e outros cinco municípios de Roraima receberam o Selo Unicef por conseguirem alcançar os resultados propostos pela organização que incluem, entre outras metas, mais crianças na escola, investimentos na saúde física e mental de meninos e meninas, promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa.
A capital de Roraima conquistou o selo pela quarta vez consecutiva. Mais de 920 municípios do Norte e Nordeste foram contemplados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre eles os roraimenses Caroebe,
Mucajaí, Rorainópolis, São Luiz do Anauá e Uiramutã.
Em Boa Vista, o selo é articulado pela Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) e conta com mobilizadores nas secretarias de Saúde (SMSA) e Educação (Smec).
A conquista ocorreu devido ao cumprimento de sete resultados sistêmicos, entre os quais se destacam “Semana do Bebê”, busca ativa na identificação de crianças fora da escola, ampliação de vagas na rede municipal, criação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) e a adesão à busca ativa vacinal.
A iniciativa, destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do país para a melhoria das políticas públicas voltadas à população, também avaliou medidas de proteção de crianças e adolescentes contra a violência e a garantia de ações sociais para famílias vulneráveis, especialmente aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Para Mário Volpi, coordenador nacional do Selo Unicef, uma área importante de atuação dos municípios e que merece destaque é a prevenção da violência.
“Ao aderir ao Selo Unicef, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade”, ressalta Volpi.
As cidades contempladas ficaram acima da média nacional em diferentes áreas, com destaque para índices de vacinação e programas de educação. No caso específico da aplicação de vacinas, enquanto no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da vacina tríplice viral aumentaram 2,6%, nos municípios certificados pelo Selo Unicef houve um aumento de quase 18%.
O abandono escolar também caiu nesses municípios em comparação à média nacional. De 2019 a 2023, a evasão de alunos no país despencou 38%; nos 923 municípios certificados, essa queda alcançou 47%.
Capital referência no cuidado com a 1ª infância
Desde 2013, Boa Vista se consolidou como referência nas políticas públicas para a primeira infância, com a implantação do Família que Acolhe (FQA), idealizado pela ex-prefeita Teresa Surita.
Esse programa inovador foi um divisor de águas na cidade, sendo pioneiro no apoio integral à primeira infância, atendendo crianças desde a gestação até os seis anos.
Por meio do FQA, é assegurado o acesso à saúde, educação e desenvolvimento social. Desde então, as praças, abrigos e projetos arquitetônicos da cidade refletem esse cuidado, contribuindo para que Boa Vista se torne cada vez mais um espaço pensado para o desenvolvimento das crianças.
Sobre o selo
O Selo Unicef é uma iniciativa global do Fundo das Nações Unidas para a Infância e incentiva os municípios a melhorarem a qualidade de vida das crianças e adolescentes, garantindo saúde, educação e proteção social.
Ao aderir ao selo, Boa Vista se compromete a monitorar indicadores sociais e implementar ações que promovam os direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além disso, a iniciativa visa ajudar no cumprimento de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, reforçando o impacto positivo que uma gestão focada na infância tem sobre o desenvolvimento local.