PF resgata mais de 300 pássaros em malas no aeroporto de Manaus; levadas de Roraima em ônibus, aves iriam para São Paulo
A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (7), um passageiro que tentava embarcar com mais de 300 aves silvestres no Aeroporto Internacional de Manaus. As informações foram divulgadas pela corporação nesta sexta (8).
Os pássaros são canários-da-terra, que estavam amontoados dentro de gaiolas em três malas despachadas, em situação de maus-tratos.
Uma inspeção de rotina detectou o conteúdo das bagagens e logo em seguida a Polícia Federal foi atrás do passageiro.
O responsável pelos pássaros já estava dentro do avião, quando foi abordado. Ele foi conduzido à Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas e responderá por receptação e delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais.
As aves haviam sido levadas de Roraima para a capital amazonense em um ônibus. Em seguida, seriam transportadas para São Paulo em voo que saiu no fim da tarde, rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Apreendidos, os pássaros foram encaminhados ao Ibama ainda na quinta-feira, para que possam ser tratados e reinseridos na natureza.
Um inquérito foi aberto para apurar de onde as aves foram retiradas, qual seria seu destino e quem seriam os outros participantes do crime.