Três unidades básicas de saúde indígena são inauguradas em comunidades de Alto Alegre, Amajari e Pacaraima
Três unidades básicas de saúde indígena (UBSIs) foram inauguradas em comunidades dos municípios de Alto Alegre, Amajari e Pacaraima, no norte de Roraima, entre quinta (17) e esta sexta-feira (18).
Além das UBSIs, foi inaugurado o alojamento da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), na Comunidade Maturuca. As estruturas são resultado de emendas parlamentares destinadas pela ex-deputada federal e atual presidente da Funai, Joenia Wapichana, ao Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima (Dsei-LR).
Na cerimônia, Joenia Wapichana, primeira mulher indígena eleita para exercer o mandato de deputada federal e a ocupar o cago de presidente da Funai, defendeu a presença e atuação de representantes indígenas nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na luta por direitos.
Ela destacou a importância da representatividade indígena para a adoção de medidas, como a implementação das UBSIs, para a promoção da saúde e do bem-estar das populações indígenas.
“Essas UBSIs são fruto de um compromisso contínuo com a melhoria das condições de vida das comunidades indígenas, levando dignidade e saúde diretamente a elas e aos profissionais de saúde que atuam nas regiões”, disse a presidente, reforçando também a proteção às terras tradicionalmente ocupadas como a base para garantir dignidade aos povos originários.
“Nós, indígenas, merecemos educação e saúde de qualidade, trabalho digno e tratamentos diferenciados, mas sempre com qualidade. Isso não é um favor, é um direito dos povos indígenas”, completou Joenia.
Gratidão
A professora e moradora da Comunidade Indígena Vida Nova Cibele Nascimento celebrou a substituição das estruturas precárias pelas novas unidades.
“Estou aqui para expressar minha gratidão pela conquista da UBS. Essa unidade representa uma grande vitória para todos nós, trazendo benefícios significativos para a comunidade, especialmente para as crianças e os jovens. Agora podemos contar com um atendimento de qualidade, que nos proporcione uma saúde melhor. Posso afirmar que a Vida Nova realmente vive um novo tempo. Temos agora uma nova saúde e uma nova qualidade de vida”, comemorou.
As cerimônias de inauguração contaram com a participação de moradores das comunidades indígenas e profissionais de saúde. O chefe do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani), Dionisio Peixoto, também esteve presente representando o Dsei-Leste no segundo dia de inauguração.
Articulação
Embora não seja o órgão executor, a Funai exerce um papel fundamental na orientação e articulação entre as comunidades indígenas e os órgãos responsáveis pela implementação das políticas públicas, como o Dsei-Leste de Roraima.
Em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), a fundação destaca que atua para garantir que iniciativas como essas atendam às necessidades e especificidades de cada povo indígena, assegurando que os serviços essenciais cheguem às comunidades de maneira adequada e com o devido respeito.