Jovem suspeito de assaltar casas e levar veículos para trocar por drogas e armas na Guiana é preso em Boa Vista
Um jovem de 19 anos suspeito de roubar vários imóveis e veículos foi preso, nesta quinta-feira (10), no bairro Lauro Moreira, zona oeste de Boa Vista. A prisão foi resultado de uma operação conjunta de equipes do 5º Distrito Policial (DP) e da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DRRFVAT).
De acordo com os delegados Carlos Henrique Freitas da Silva e Leonardo Michell, o jovem integra um grupo criminoso composto de três a quatro pessoas que invadem residências, rendem as vítimas, roubam seus pertences e levam os veículos.
No entanto, conforme os delegados, ainda não foi possível configurar juridicamente como formação de quadrilha, pois os criminosos não atuam juntos de forma contínua. Eles costumam se associar a diferentes membros de outros grupos para praticar os crimes.
A Polícia Civil já descobriu também que o jovem esteve envolvido em um roubo em que uma Hilux, uma S10 e um Jeep Renegade foram levados. Até o momento, a Hilux não foi localizada, mas os demais já foram recuperados pela polícia.
“Muitos desses veículos são posteriormente negociados na Guiana, sendo trocados por drogas, dinheiro ou armas para a prática de outros crimes. O suspeito, já foi identificado em, pelo menos, três desses roubos e, durante o interrogatório, confessou sua participação”, disse o delegado Leonardo Michell.
As investigações ocorrem há cerca de três meses. Os delegados pediram a prisão preventiva do suspeito, e o mandado foi deferido e expedido pela 1ª Vara Criminal.
“Entre os crimes cometidos, destaca-se o roubo a um motorista de aplicativo Uber, em que o acusado, com a ajuda de um comparsa, solicitou uma corrida, rendeu o condutor e roubou o veículo, chegando a ferir a vítima. Além disso, no mês passado, ele participou do assalto a uma residência, quando, junto a outros comparsas, rendeu um casal e levou bens e o veículo da família”, relatou o delegado.
Para os delegados, a prisão do investigado reflete o trabalho para esclarecer os crimes praticados por esse grupo.
“Os policiais civis, tanto do 5⁰ DP quanto da DRRFVAT, têm atuado de forma integrada para isso. Identificamos esse infrator que foi preso e nossa meta, agora, é identificar todos os envolvidos”, disse Carlos Henrique.
Após a prisão, o jovem foi encaminhado para a sede do 5⁰ DP, onde teve sua prisão formalizada. Nesta sexta-feira (11), ele passaria por audiência de custódia.