TRE-RR tira União Brasil da disputa pela Prefeitura de Boa Vista; Catarina Guerra e Nicoletti dizem que vão recorrer
O União Brasil não deve ter mais candidato à Prefeitura de Boa Vista, conforme decisão em sessão ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) desta terça-feira (10). Dessa forma, a deputada estadual Catarina Guerra e o deputado federal Nicoletti tiveram as candidaturas anuladas. Ainda cabe recurso.
Desde as convenções, realizadas em agosto, os dois parlamentares disputavam quem seria o cabeça de chapa do União Brasil para concorrer nas eleições de outubro. A escolha de Nicoletti ocorreu durante a convenção do partido, que foi antecipada numa manobra feita por ele. Catarina, escolhida pelo diretório nacional, até esta semana era a candidata oficial da sigla.
Em 1º de setembro, o registro da candidatura de Catarina Guerra foi deferido pela Justiça Eleitoral. Até então, o partido tinha a deputada estadual e o deputado federal Nicoletti na disputa pelo mesmo cargo. A do parlamentar, foi anulada.
Conforme o juiz substituto Breno Jorge Portela Silva Coutinho, a decisão da executiva nacional do partido, que definiu Catarina Guerra como candidata à prefeitura, deveria ser acatada e incluída no cartório eleitoral no prazo de um dia útil.
Na sessão desta terça-feira, o TRE-RR analisou recursos contra três decisões favoráveis à Catarina Guerra com pedidos de impugnação ao registro de sua candidatura.
Após um empate de 3 a 3, a presidente do TRE, Elaine Bianchi, foi responsável pelo voto que determinou a retirada do União Brasil da disputa pela Prefeitura de Boa Vista. Tânia Vasconcelos, Cícero Albuquerque e Joana Sarmento já haviam votado da mesma forma.
Catarina Guerra e Nicoletti afirmaram que vão recorrer.