Ministério da Saúde contrata 129 profissionais para atuarem no território Yanomami em Roraima
Pelo menos 129 profissionais foram contratados para atuarem no território Yanomami em Roraima. De acordo com o Ministério da Saúde, as contratações fazem parte de um plano de ação emergencial para a reestruturação da assistência aos indígenas da região.
Os trabalhadores foram selecionados entre 4,3 mil inscritos em um processo seletivo simplificado. Até o fim de setembro, serão contratados mais 200 profissionais.
Ginecologista, obstetra, pediatra, infectologista, sanitarista, socorrista, supervisor de saúde ambiental, auxiliar de logística, assistente administrativo, cozinheiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, operador de motosserra e pedreiro são alguns dos profissionais contratados.
Os contratos de trabalho foram assinados na segunda-feira (2), em Boa Vista, via parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), serviço social autônomo regido pelo direito privado e sem fins lucrativos, com atividades de interesse público, cuja finalidade é apoiar a execução de políticas formuladas pelo Ministério da Saúde.
O povo Yanomami tem a maior terra indígena do Brasil, com 10 milhões de hectares, mais de 390 comunidades e 30 mil indígenas.