ELEIÇÕES 2024: TRE de Roraima e Polícia Federal criam canal para receber denúncias de compra de votos
A Polícia Federal e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) se reuniram nesta sexta-feira (23) para discutir a implantação de um canal de denúncia específico para casos de compra de votos. Em 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno), brasileiros vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios do país.
A iniciativa visa reforçar a segurança e a transparência durante o processo eleitoral, garantindo que a população tenha um meio seguro e eficiente para denunciar práticas ilegais que possam comprometer a integridade das eleições.
Durante a reunião, foram abordadas as responsabilidades de cada órgão na apuração das denúncias e no encaminhamento das investigações. A Polícia Federal se comprometeu a atuar de forma rigorosa e célere na apuração das denúncias, assegurando que qualquer indício de compra de votos seja investigado com a devida atenção.
Já o TRE discutiu as formas de divulgar amplamente o canal de denúncias, incentivando os eleitores a usarem essa alternativa, caso testemunhem ou tenham conhecimento de qualquer irregularidade.
Participaram da reunião os delegados Caio Luchini, Taís Trindade e Marcos Ribeiro.
A parceria entre a Polícia Federal e o TRE-RR reforça a importância de ações conjuntas para combater crimes eleitorais, garantindo que as eleições ocorram de maneira justa e que a vontade do eleitor seja respeitada.
Pardal
O cidadão conta ainda com outros meios para denunciar irregularidades no período eleitoral, a exemplo do aplicativo Pardal e o site do Ministério Público de Roraima (MPRR).
Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil. Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.
O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos TREs e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.
Já para denúncias ao Ministério Público Eleitoral (MPE), o cidadão deve acessar o site do Ministério Público de Roraima (www.mprr.mp.br), clicar no banner (Denúncia eleitoral – Clique aqui e denuncie crimes e irregularidades) indicado na página inicial e preencher o formulário. A pessoa pode se identificar ou optar por denunciar anonimamente.