Bolsistas do Instituto Federal de Roraima reforçam atendimento a crianças e adolescentes atípicos do Teamarr
Crianças e adolescentes atípicos atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) vão ser assistidos por 30 bolsistas do curso de Educação Física do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A parceria entre as duas instituições faz parte do projeto “Desenvolver”, do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa (ALE-RR). Os acadêmicos, que vão receber uma bolsa da Casa Legislativa, foram empossados nesta sexta-feira (23).
Segundo explicou a presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), a cooperação técnica se iniciou em 2023 com dez bolsistas atendendo crianças com os transtornos do Espectro Autista (TEA) e do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
“Com isso, amplia-se o atendimento, que é multidisciplinar. Os acadêmicos fortalecem o trabalho deles por meio de pesquisa e experiência do dia a dia, e descobrem os melhores resultados e intervenções. É um projeto que, realmente, tem engrandecido a nossa atuação no Teamarr”, disse.
Para a coordenadora do projeto Desenvolver, professora Eliana Mendonça, o momento foi de conquista devido à importância de os estudantes de Educação Física precisarem de incentivo e apoio para aprimorarem as técnicas aprendidas na sala de aula.
“A parceria vem para assegurar o atendimento para as crianças e adolescentes do Teamarr. E, com os novos bolsistas, será possível atender também o público interno do instituto, uma vez que há funcionários com filhos atípicos”, acrescentou.
Fazendo a diferença
Entre os 30 bolsistas, está Giovanna Guivara de Moura. Ela conta que tem se preparado muito para a área em que vai atuar daqui a um ano, quando se formar, e destaca que participar do Desenvolver tem a auxiliado nesse planejamento.
“É uma experiência muito gratificante lidar com as crianças dando acolhimento e até ajudando os outros participantes. Ter essa responsabilidade antes de ir para a sala de aula é importante, pois iniciaremos a profissão com bastante experiência.”
Os bolsistas foram selecionados por meio de processo aberto pela ALE-RR em junho deste ano. O período de vinculação ao projeto é de seis meses, podendo ser prorrogado.