LIGUE 180: Central de Atendimento à Mulher em Roraima registra aumento de 10,8% nas denúncias em 2024
O Ligue 180, dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, já recebeu, até julho, 84,3 mil denúncias, volume que equivale a um aumento de 33,5% em relação ao mesmo período em 2023. Em Roraima, em 2024, a Central registrou 123 denúncias — um aumento de 10,81% em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre as denúncias realizadas, 77 foram apresentadas pela própria vítima, enquanto em 45 o denunciante foi uma terceira pessoa. A casa onde a vítima reside com o suspeito é o cenário onde mais situações de violência são registradas em Roraima. Ao todo, 51 denúncias tinham este contexto.
O maior número de denúncias está relacionado à violência contra mulheres entre 40 e 44 anos (22 denúncias). São as mulheres negras as vítimas mais frequentes nas denúncias (86 são pretas ou pardas) e são os seus esposos e companheiros (ou ex-companheiros) aqueles que mais cometem atos violentos (56).
Nesta primeira quinzena de agosto, o Ministério das Mulheres lançou a campanha “Feminicídio Zero — Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, com o propósito de perceber as situações de violência contra a mulher, bem como de enfrentá-las e interrompê-las, para que não existam atos extremos de violência baseada em gênero, como o feminicídio.
A campanha marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, no mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, o “Agosto Lilás”. Na noite de 7 de agosto, uma projeção no Congresso Nacional trouxe frases da campanha e divulgou o Ligue 180 — Central de Atendimento à Mulher como principal canal para buscar ajuda, informações e para registrar denúncias.
“O 180 tem a característica de ser muito mais preventivo e colaborativo. Gostamos de dizer que se você precisa de informações, Ligue 180. Se você está em uma emergência, ligue 190”, recomendou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. “Muitas vezes, tem um vizinho, uma amiga, que não sabe o que fazer quando vivencia uma situação de violência contra a mulher. O Ligue 180 é essa referência”, completou a ministra.
O governo federal ainda anunciou neste mês mais uma etapa da reestruturação do Ligue 180, que agora passa a atuar de forma totalmente independente da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. De acordo com o Ministério das Mulheres, a mudança retoma o Ligue 180 como um serviço de utilidade pública essencial ao enfrentamento da violência contra mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
É possível ligar de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180
Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do telefone 190
Reformulação do serviço
O ano de 2023 foi marcado pela reestruturação e maior divulgação da Central em campanhas de utilidade pública. A partir do diagnóstico do Ligue 180, verificou-se que a rede de atendimento para a qual são endereçadas as denúncias recebidas não estava completamente mapeada, o que poderia prejudicar o encaminhamento às autoridades ou a indicação de locais de atendimento requeridos pelas usuárias.
No ano passado, o Ministério das Mulheres atualizou essa base de dados, que conta com endereços e telefones de mais de 2,5 mil serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher, além de informações que tratam de direitos e garantias da mulher em situação de violência. Foram incluídos desde termos que denominam diferentes tipos de violência de gênero, incluindo conceitos como consentimento, estupro de vulnerável, importunação sexual, violência sexual mediante fraude, estupro corretivo e stalking.
Acesse os serviços da Rede de Atendimento à Mulher disponíveis em Roraima
A partir de abril, o Ligue 180 também passou a ter um canal de atendimento exclusivo no WhatsApp e, até dezembro, foram recebidas 6.689 mensagens com pedidos de informações ou apresentação de denúncias.
A Central presta atendimentos de orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, centros de referências, delegacias de atendimento à mulher, defensorias públicas, núcleos integrados de atendimento às mulheres, entre outros); com informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede, assim como o registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes ou reclamações e elogios sobre atendimentos prestados.