Operação do Exército intensifica combate ao crime organizado e leva assistência a comunidades indígenas em Roraima

Militares do 3º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Pacaraima e do 5º PEF de Auaris fizeram, entre 5 e 9 de agosto, uma operação de reconhecimento e patrulhamento da faixa de fronteira no Norte de Roraima e prestaram assistência a comunidades indígenas locais, promovendo ações sociais e levando serviços básicos de saúde. As informações foram divulgadas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) na tarde desta segunda-feira (12).

De acordo com a instituição, as ações, conhecidas como ReFron, visam garantir a segurança e a integridade da fronteira brasileira, combatendo o crime organizado e outros ilícitos.

Durante o patrulhamento, os militares atenderam as comunidades indígenas de Laranjeiras, Pedra do Sol e São Francisco, localizadas nas regiões de Auaris e Pacaraima, com atendimento médico básico, entrega de medicamentos e material de primeiros socorros. Além disso, eles distribuíram kits de higiene pessoal e alimentos, e ministraram palestras sobre saúde e prevenção de doenças.

Importância do ReFron

As Forças Armadas destacam que as operações de ReFron são fundamentais para garantir a segurança da fronteira brasileira e proteger as comunidades indígenas que vivem nessas regiões.

“Ao realizar o patrulhamento constante e prestar assistência às comunidades, os militares contribuem para o desenvolvimento sustentável da região e para a melhoria da qualidade de vida dos indígenas”, destaca o CMA.